sexta-feira, 5 de abril de 2013

sitema digestivo









Boca: é formado por uma mucosa, que é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, e é onde os alimentos umidificado pela saliva, produzida pela glândulas salivares .
Encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.



Língua: é o que empurra os alimentos em direção a garganta para que seja engolidos. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas.




Faringe:A faringe, situa-se  no final da cavidade da boca, e é um canal comum dos sistemas digestivos e respiratório:  passam por ela o alimento, que vai ao esôfago, e o ar, que vai à laringe.

O esôfago: é o canal que faz com que a faringe esteja ligado ao estômago, onde está localizada entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.



Intestino delgado: é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4 cm de diâmetro e pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).


Intestino grosso:
É o local que absorve a água, tanto como é ingerida quanto a das secreções digestivas. Uma pessoa bebe cerca de 1,5 litros por dia, que une a 8 ou 9 litros de água das secreções. Glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que faz com que as fezes sejam lubrifica, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. 





quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sistema Digestivo



   O que é  sistema 

digestivo?







O sistema digestivo dos seres humanos é constituído pela:  Boca, Esófago, Faringe, Estômago  Intestino Delgado, Intestino Grosso e pelo Ânus.  

A boca: A boca é a porta de entrada dos alimentos e é ai que começa a primeira parte do processo digestivo, ao ingerir os alimentos, estes chegam a boca onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua

Esófago: O esófago continua o trabalho da faringe que é transportar os alimentos até ao estômago 

Faringe: A faringe e o tubo de conduz os alimentos até o esófago.

Estômago: No estômago os órgãos mais musculoso do canal alimentar, continua as contrações misturando os alimentos numa solução denominada o suco gástrico que realiza a digestão dos alimentos proteicos. Esse suco gástrico e um liquido transparente e bastante acido que e produzido pelo estômago.

Intestino delgado: o intestino delgado e dividido em três partes o duodeno, o jejuno e íleo.
O duodeno e a seçao responsável por receber o bolo alimentar altamente acido vindo do estômago  que e denominada o quimo. O pancreas produz e fornece ao intestino delgado,o suco E o prosseguimento da simplificação molecular e também os nutrientes se vão misturando 

Glândulas Salivares: A saliva e composta por 99%. 




Sistema Digestivo



o Sistema Digestivo é formado por um conjunto de órgãos com a função de transportar os alimentos,no meio do processo mecânica e química e no fim do processo,as inúmeras moléculas de proteína e etc.
Divide-se em tubo digestivo e órgãos anexos como por exemplo a boca,faringe,esôfago,estômago,intestino delgado e intestino grosso.
Boca- é uma cavidade forrada por uma mucosa,é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo,ai eles são umidificados pela saliva,durante a mastigação os alimentos passam primeiro pelo processo mecânica.
Esôfago- é um conduto musculoso que é controlado pelo sistema nervoso autónomo.
Estômago- é um grande bolsa que se encontra localizada no abdome é e responsável  pela digestão das proteínas.
Intestino delgado- Encontra-se localizado entres o intestino grosso e o estômago é e revestido por uma mucosa enrugada que apresenta inúmeras projecções.Está dividido em três porções: o duodeno,o jejuno e o  íleo.
Intestino Grosso- é o local de absorção de água,tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas.Está dividido em seis porções: ceco, cólon ascendeste,transverso,descendente,reto e curva sigmóide.





Sistema Digestivo - Como ocorre a digestão no estômago




O estômago, nos humanos, é uma parte do tubo digestivo em forma de bolsa. Encontra-se situado por debaixo do diafragma no lado esquerdo do abdómen. 


O bolo alimentar entra no estômago através da cárdia. 
Os movimentos peristálticos do estômago misturam o bolo alimentar com secreções gástricas.
O suco gástrico contém enzima digestivas e ácido clorídrico e é produzido pelas glândula, situadas na superfície interna do estômago.



Durante a digestão gástrica, a pepsina - enzima que decompõe as proteínas em meio ácido - transforma o bolo alimentar em quimo - produto da digestão no estômago. O quimo passa em jactos intermitentes através do piloro, para o duodeno, a porção inicial do intestino delgado.




O Ânus também entra

 
 
 

     O sistema digestivo é constituído por:

 
 
        


      Tem como função :

 
Manter o suprimento da água, eletrólitos e nutrientes do organismo continuamente. Envolve processos físicos e também químicos. Tem como principal função absorver os nutrientes existentes nos alimentos, transportá-los através do sangue até as células, permitindo assim que elas sobrevivam, pois os nutrientes são o seu "alimento".

O processo de digestão

 

         Ingestão do alimento


O nosso corpo está adaptado ás nossas necessidas e como tal, os nossos dentes também, ou seja, estes estão preparados para mastigar e rasgar os diversos alimentos. Quanto melhor o alimento for mastigado, melhor será a sua digestão. A saliva também faz parte deste processo, permitindo assim uma melhor digestão do amido.

         Digestão no estomago (clique no aqui! )


                     

             Digestão nos intestinos


No sistema digestivo existem dois intestinos: grosso e delgado,e estão compreendidos entre o estomago e o ânus.O intestino delgado é responsável pela absorção da maioria dos nutrientes, enquanto que o intestino grosso é responsável pela maior parte da água, podendo assim dar maior consistência e firmeza ás fezes. Através da absorção da água, o intestino grosso poderá aumentar três vezes mais do que o normal. É o responsável pelo fim do processo da digestão.

           Ânus

É o orifício que está presento no final do sistema digestivo, fazendo também parte deste. Permite a saída das fezes do corpo.







Sistema Digestivo




O sistema digestivo é formado por:

Boca: A boca é uma cavidade mucosa, é a porta de entrada soa alimentos no tubo digestivo. 

Glândulas salivares: As glândulas salivares servem para produzir saliva.

Fígado: O fígado é um órgão do corpo humano que esta dividido em duas partes denominadas por lobo direito e lobo esquerdo e tem a função de invalidar as substancias tóxicas do organismo, filtrar as bactérias e armazenar as vitaminas e sais minerais

Pâncreas: O pâncreas é um glândula que se localiza traz do estômago e entre o duodeno e o baço, divide-se em cabeça, corpo e cauda e serve para secretar suco pancreático produzir hormónios importantes como insulina, glucagon e somatostatina

Faringe: A faringe é um tubo muscolomembranoso que comunica com a boca e com o esófago  é por onde passa o alimento já mastigado.

Esófago: O esófago é um outro tudo musculoso que vai espremendo os alimentos levando-os em direcção ao estômago.

Estômago : O estômago e uma grande bolsa que se localiza no abdómen e é responsável pela digestão das proteínas 

Intestino Delgado: O intestino delgado esta localizado entre o estômago e o intestino grosso, é revestido por uma mucosa e está dividido em três porções, o duodeno, o jejuno e o íleo. No intestino delgado ocorre a absorção dos nutrientes, quando isso é feito sobra um pasta grossa que segue para o intestino grosso.

Intestino Grosso: O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas e está dividido em seis porções  o ceco, o clono ascendente, o transverso, descendente, curva sigmóide e o reto. No intestino grosso o bolo fical permanece estagnado por muitas horas.

Reto: O recto é uma câmara que começa no fim do intestino grosso acabando no ânus  Normalmente está vazio porque as fezes são armazenadas mais a cima no cólon descendente, quando o cólon descendente enche as fezes passam para o recto estimulando a defecação.

Ânus: O ânus é a abertura que existe no fim do trato gastrointesninal, pela qual as fezes abandonam o organismo, é formado pelas camadas superficiais do organismo e pelo intestino.



Sistema digestivo- glândulas




                                            
Existem 3 tipos de glândulas;
 glândulas salivares, fígado e pâncreas.

Glândulas salivares: Aglândulas salivares localizam-se no interior e também em torno da cavidade bucal tendo como objetivo principal a produção da saliva. para saber mais carrege








   Fígado: O fígado é a maior glândula do corpo humano. Ajuda na digestão libertando a bílis. para saber mais carrege AQUI




Pâncreas: pâncreas também ajuda na digestão. Este liberta suco pancreático. para saber mais carrege AQUI







Sistema digestivo humano

                                                       Sistema digestivo humano

O aparelho digestivodigesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto.
                  



                             Glândulas salivares

As glândulas salivares localizam-se no interior e também em torno da cavidade bocal  tendo como objetivo principal a produção e secreção da saliva.
   







                         Glândula Sublingual


As glândulas sublinguais são glândulas salivares que têm forma de uma pequena amêndoa, situada entre o assoalho da boca e o músculo milo - hiodéio. É uma glândula mista, com predominância das células mucosas sobre as seromucosas, encontradas formando semi-luas. Não apresenta ácinos constituídos por células serosas exclusivamente. Os ductos intercalares são curtos ou ausentes. Os ductos estriados também são curtos e difíceis de serem observados. Estudos histoquímicos demonstraram ser a sublingual uma glândula de secreção puramente mucosa e morfologicamente é uma glândula mista.
A cápsula é discreta, mal definida, com septos delimitando lobos e lóbulos.


                             Glândula Submandibular 
glândula submandibular é uma glândula salivar que localiza-se abaixo da mandíbula . Produz a maior parte da saliva total liberada na boca.

                       Parótida
glândula parótida é a maior das três glândulas salivares pares. Localiza-se entre o ramo da mandíbula e o processo estiloide do temporal. No seu interior está o ducto paroditeo. Este ducto entra na cavidade da boca através de um pequeno furo na altura do segundo dente molar maxilar.


                                                                          Realizado por : Márcia Marley

Aparelho digestivo


                                Aparelho digestivo






Ficheiro:Digestive system diagram pt.svg


aparelho digestivodigesto ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para  a produçãolocomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão. Sua extensão desde a boca até o ânus é de 6 a 9 metros em um ser humano adulto.

Gases intestinais

  • O que são?
os gases intestinais , chamados cientificamente de flatos, são produzidos por baterias que fermentam os alimentos durante a digestão. Eles são involuntários pois são naturalmente produzidos por o organismo e 99% deles não cheiram muito mal, contudo quando o indivíduo come muito depressa depressa; toma antibióticos ou ingere muita proteína, especialmente a carne de porco estes gases intestinais tendem a ficar muito concentrados, cheios de enxofre e podem cheirar muito mal.



O Sistema Digestivo

A digestão


sistema digestivo humano







         O sistema digestivo é um sistema muito importante e é o responsável pela absorção de energia e nutrientes provindos dos alimentos. Compodto pela boca, faringe ,esofago,estomâgo, intestinos delgado e grosso, reto e ânus.
A viagem que a comida percorre começa pela boca onde a comida é mastigada e ensalivada.Depois, a comida chega ao estomâgo onde começa aser transformada.





o intestino grosso





O intestino grosso

O intestino grosso é o local de absorção de água. Uma pessoa por dia bebe cerca de 1,5 litros de água. As glândulas da mucosa do intestino grosso secretam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus.




 O intestino grosso mede cerca de de 1,5 m de comprimento e divide-se em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. A saída do reto chama-se ânus e é fechada por um músculo que o rodeia, o esfíncter anal.



As fibras vegetais principalmente a celulose, nao são digeridas nem absorvidas contribuindo para a massa fecal.

Como tem água ajuda a eliminação das fezes.





O sistema digestivo





A boca:

A boca é uma cavidade forrada por uma mucosa, é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, é onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.

O esôfago:


O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo.

O estômago:


O estômago é um grande bolsa que se localiza no abdome, responsável exclusivamente pela digestão das proteínas.


O intestino delgado:

O intestino delgado está localizado entre o estômago e o intestino grosso.É revestido por uma mucosa enrugada, apresentando inúmeras projeções.


Intestino Grosso:

O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas.
Está dividido em seis porções.

O estômago:


E aqui fica um pequeno vídeo:
    






Gases Intestinais


     Os restos alimentares, por ação de bactérias intestinais, sofrem uma degradação principalmente, no intestino grosso, o que resulta na produção de, aproximadamente, três litros de gases por dia.
     Todo este gás é eliminado pelo ânus, sob a forma de "peidos". Se houver uma obstrução intestinal, estes gases passarão a ser eliminados pela boca.




     Alguns alimentos são bem conhecidos por aumentarem a produção de gases, como, por exemplo, feijões, ervilhas e certas verduras. Existem caraterísticas individuais fazendo com que alguns alimentos, sejam, particularmente, produtores de gases para algumas pessoas.



     Os três litros aproximados de gases intestinais produzidos, normalmente, resulta, em média, na eliminação de cerca de 17 "peidos" por dia. 
     A melhor forma de tratar essa problema é através da dieta.


                                       

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Linguaaaaa* ??!!!!!!!





língua é o órgão muscular que se relaciona com o sentido do paladar, é localizada na parte ventral da boca, da maior parte dos animais vertebrados, e tem como função fazendo assim o processamento dos alimentos. Participa também na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.


Sistema Digestivo



Gases Intestinais

O Ser Humano aniquila diariamente até 1,5 litro de gases pelo ânus em uma regularidade de 10 a 20 flatulência por dia. Boa parte deles pode passar despercebida.



Os gases do sistema gastrointestinal na sua composição é formada basicamente por cinco elementos: Nitrogênio (N2), Oxigênio (O2), Dióxido de Carbono (CO2), Hidrogênio (H2) e Metano (CH4). Os cinco juntos somam 99% dos elementos presentes no pum. O arroto tem uma elaboração parecida, contudo é mais rico em oxigénio e nitrogénio.


Todos os gases são basicamente inodoros, culpa também não é das fezes. Ao contrário do que se imagina, o pum não cheira mal por passar pelas fezes antes de ser eliminado. O que causa mal cheiro é o 1% restante de gases, compostos principalmente por enxofre, sendo o principal o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio). Isso explica porque é que nem todos os puns têm mau cheiro.

Quais alimentos causam mais gases intestinais?- Feijão.
- Ovos.
- Cerveja (escura).
- Leite.
- Batata.
- Milho.
- Farelo de trigo.
- Brócolos.
- Espargos.
- Alho.
- Repolho.
- Bebidas gaseificadas.
- Couve-flor.
- Cebolas.
- Refrigerantes.

Falta de exercício físico, defluxo intestinal, intransigência à lactose e alterações da flora bacteriana dos intestinos por uso de antibióticos também podem causar aumento da produção de gases. 



De onde vem os gases? 
Os gases intestinais são basicamente produzidos pelas milhões de bactérias que vivem no nosso trato digestivo e participam do processo de digestão. O gases intestinais são produzidos principalmente depois do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos.



E aqui está de novo um trabalho elaborado por mim.
Aqui está um video relacionado com os gases.
Espero que tenha(s) gostado, até à próxima ;)


Sistema Digestivo

 
O sistema digestivo é constituído por um conjunto de órgãos com a função de transformar os alimentos, por meio de processos mecânicos e químicos.
O sistema digestivo divide-se em : Tubo Digestivo e Órgãos Anexos.
O tubo digestivo divide-se em: alto, médio e baixo 
Tubo digestivo alto: boca, faringe e o esófago;
Tubo digestivo médio: estômago e o intestino delgado;
Tubo digestivo baixo: intestino grosso.
Órgãos anexos divide-se em: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
A boca é uma cavidade forrada por uma mucosa, é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo, e é onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
A faringe é um tubo musculomembranoso que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esófago.
O esófago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autónomo. Através de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.
O estômago é uma grande bolsa que se localiza no abdome, responsável exclusivamente pela digestão das proteínas. A entrada do estômago recebe o nome de cárdia, porque fica muito próxima ao coração, só separada dele pelo diafragma.
A pepsina é a enzima mais potente do suco gástrico, é regulada pela ação de um hormona – a gastrina, que é produzida no próprio estômago, quando as moléculas de proteínas dos alimentos, entram em contacto com a parede do órgão.
O intestino delgado está localizado entre o estômago e o intestino grosso. É revestido por uma mucosa enrugada, apresentando inúmeras projeções.
 O intestino grosso é o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas.